segunda-feira, 9 de junho de 2014

PROJETO - "MEIO AMBIENTE"

ENTRE AGORA UM POUCO DO PROJETO "MEIO AMBIENTE" DO PERÍODO VESPERTINO.

http://aartedamatematica.blogspot.com.br/

Projeto: Meio ambiente
1ª Edição.
Tema: : O desperdício de alimentos em nosso cotidiano


Proponente: Escola Estadual  Batista Amorim
Professores: Todos professores do Vespertino.
Público alvo: alunos e comunidade escolar
Área do Conhecimento:  Educação Ambiental
Tempo Previsto: 12/05 à 13/06/2014.
Apresentação:
Utilizar o alimento em sua totalidade significa usar os recursos disponíveis sem desperdício, reciclar e respeitar a natureza pois, além de formar lixo, desperdiçar comida significa também desperdiçar água (cerca de 70% da água disponível é usada na irrigação da lavoura) e poluir a atmosfera (cientistas estão ligando a atividade agrícola ao aquecimento global). então, vamos começar a olhar o que chamamos de "lixo" com outros olhos, buscando qualidade de vida e de preservação do nosso planeta?
JUSTIFICATIVA:
A produção de lixo é um dos maiores problemas do Planeta Terra.
O lixo não serve para nada, certo?
Errado!
Tudo aquilo que jogamos fora pode ser reaproveitado.
Os restos de alimentos são adubos naturais; quando cascas, folhas e outros restos de alimentos são enterrados, eles se decompõem em matéria orgânica e alimentam as plantas.
O desperdício é um sério problema a ser resolvido na produção e distribuição de alimentos, principalmente nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. O crescimento da população mundial, mesmo que amparado pelos rápidos avanços da tecnologia, nos faz crer que o desperdício de alimentos é uma atitude injustificável. Por isso, não podemos mais desperdiçar.
Antigamente, as pessoas tinham uma relação natural com o ambiente.
A maioria vivia no campo, conhecia as plantas venenosas, criava pequenos animais e plantava verduras, frutas, arroz, feijão, milho e mandioca. O contato com os alimentos permitia o seu melhor aproveitamento e as informações passavam de geração em geração.
Enquanto milhões de pessoas passam fome em nosso país e no mundo, desperdiçamos toneladas de alimentos diariamente, muitas vezes por não saber aproveitar tudo o que eles oferecem.
Diante disso, o interesse por este tema vem da necessidade de conscientizar principalmente as nossas crianças sobre a importância do reaproveitamento de alimentos. Portanto, acreditamos que trata-se de um assunto bastante relevante para o desenvolvimento das crianças, pais e educadores
OBJETIVO GERAL:
É preciso informar, alertar, sensibilizar e conscientizar os alunos para a necessidade de pensar no problema do lixo, Conscientizando os alunos a evitar o desperdício de alimentos.
Objetivo Específicos:
Ø  Explicar sobre a importância do aproveitamento integral dos alimentos e seus nutrientes;
Ø  Ensinar como aproveitar os alimentos para se evitar o desperdício

Ø  Perceber criticamente a problematização do lixo como um fenômeno  social resultante de hábitos de consumo da população;
Ø  Incentivar a criatividade dos alunos para a criação de receitas alternativas
Ø  Utilizar o alimento em sua totalidade significa usando os recursos disponíveis sem desperdício, reciclar, respeitar a natureza e alimentar-se bem, com prazer e dignidade.
Ø  Fazer os alunos pensar onde começa o desperdício de alimentos.
Ø  Aproveitar bem o alimento e comprando somente o necessário.
Ø  Eliminar alguns preconceitos de utilizar alguns alimentos, que quase sempre está concentrado nas cascas ou folhas.
Ø  Saber utilizar todas as partes dos alimentos contribui para que, principalmente, não sobre comida para uns e falte para outros.         
Ø  Cuidar da limpeza e conservação do ambiente em que se vive;
Ø  Reconhecer o desperdício e como evitá-lo;
Ø  Reconhecer o meio ambiente reconhecer-se como parte dele;
Ø  Promover uma conscientização dos pequenos cidadãos para a responsabilidade quanto ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, resgatar antigas tradições, como a produção de seus próprios alimentos, plantando hortas e utilizando produtos e alimentos da estação..
PROCEDIMENTOS:
·          Trazer uma nutricionista, para fazer uma palestra, sobre a importância de alimentar-se bem. Como utilizar os alimentos na integra.
·         Pesquisar sobre o reaproveitamento dos alimentos  (sobras, e talos, cascas, folhas  e sementes)
·         Criar um livro de receitas com reaproveitamento e aproveitamento integral dos alimentos.
·         Construir vasos de material reciclado ( garrafas pets,), plantando uma plantinha ou uma hortaliça. Alunos do 6º,7º e 8º ano.
·         demonstrar para as crianças como transformar os restos de alimentos em receitas deliciosas e o que não será mais utilizado, transformado em adubo orgânico, criando um canteiro para compostagem..
.
·         resolver atividades com os textos
·         O BRASILEIRO APROVEITA OS ALIMENTOS INTEGRALMENTE? disponível em http://www.nutrociencia.com.br/upload_files/arquivos/Artigo%208%20,
Imagem do vídeo 1/3 de tudo que você compra vai direto para o lixo, disponível em http://www.akatu.org.br/sites/desperdicio/,
vídeo 1/3 de tudo que você compra vai direto para o lixo., disponível em http://www.youtube.com/watch?v=gqMOu6kyyGs .
·         Confeccionar cartazes e murais sobre a reciclagem de  alimentos , através do aproveitamento e reaproveitamento integral .
·         Apresentação cultural, para finalizar o projeto.
CRONOGRAMA:
DATA
Atividades realizadas na escola
12/05
Elaboração do projeto e apresentação do projeto aos professores e alunos
13/05
Palestra com  a importância de uma alimentação saudável.
13/05 15/05
Produção de desenhos e frases alusivas ao tema, feito pelos alunos para confecção da faixa, banner  e sacolinhas.
16/05
Escolha dos melhores desenhos e frases para o desenvolvimento do projeto
20/05 a 30/05
 Orientação aos alunos sobre a  pesquisa e confeccionar os  cartazes  e panfletos, faixa,  e sacolinhas.
23 a 30/05
 Confecção dos livros de receitas, brinquedos. E trabalhos em sala aula com a execução dos vídeos mencionados acima.
13 a 30/05
 Confecção dos vasos com material reciclado e montagem do canteiro de compostagem alunos
04/06
Recolher  os  vasos confeccionados pelos alunos. E montar o mural com os trabalhos confeccionados pelos alunos.
05/06
Filmes:
A era do gelo 4
Rango
Simpson o filme.
06/06
Apresentação cultural dos alunos, aos  pais e comunidade escolar, os trabalhos realizados e culminância com a degustação das receitas, feita pelos alunos
ATIVIDADES:
ATIVIDADES
TURMAS
PROFESSORES RESPONSAVEIS
Confecção do livro de receitas, com reaproveitamento dos alimentos.
5º, 6º, 7º e 8º ano
Cátia, Águida, e professores do 5º ano.
Confecção dos vasos com plantas ornamentais ou hortaliças.
7º  e 8 º ano
 Cátia, Águida e Deoclecilene.
Canteiro de compostagem
 Todos os alunos para trazer, os resíduos.
Professora Neiva
Confecção dos cartazes para montar o mural
Todos os alunos, em folha de sulfites.
Professores das salas, Águida, Deoclilene, Adriana e João.
Vídeo
7 º e 8º ano
 Professor Cido e Sirley
Slides . Sobre como usar os alimentos sem desperdício.
 8º ano.
 Cido e Sirley
Pintar as sacolinhas
 4º, 5º, 6º , 7º e 8º ano
 Artes
atividades sequenciadas sobre o reaproveitamento e aproveitamento integral dos alimentos
2º, 3º e 4º ano
 Professoras de sala.
Apresentação cultural
 Todas as salas
 Profº sala, Educação Física, Artes , e águida
Lista de materiais
05  fita adesiva larga transparente
20 cartolinas brancas
05 papel lamino ( cor verde ou vermelho)
10 metros de TNT amarelo
01 cone linha  preta para costura
  papel pardo
Pincel atômico, 01 caixa de : azul, 01 de verde, 01 vermelho e 01 de preta.
05 pincéis acrilex para contorno nas cores preta e marrom

02 cola branca grande















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