quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Projeto "EBA, Câmera, Produção

Projeto "EBA, Câmera, Produção

I Mostra de Curtas Metragens da Escola Estadual Eduardo Batista Amorim

Ocorreu no último dia 13 de Setembro na Escola EBA a exibição dos curtas-metragens produzidos pelos alunos do Ensino Médio, o projeto idealizado pelo Professor de História Aparecido de Souza abrangeu quatro etapas de realização, sendo as seguintes:

1.      Exibição de Curtas: os alunos assistiram quatro curtas-metragens, sendo eles: A Fábrica, Disque Quilombola, O Menino do Cinco e A Galinha que Burlou o Sistema;
2.      Discussão sobre os filmes: após a exibição dos filmes foi aberta uma roda de discussões sobre as intenções dos diretores, os elementos abordados e a impressão do grupo em relação a cada filme;
3.      Divisão dos grupos: as turmas foram divididas em grupos, onde cada turma recebeu um eixo norteador para direcionar sua produção;
4.      Produção dos filmes: o trabalho foi desenvolvido de forma extraclasse, onde cada turma produziu um filme com características de curta-metragem, explorando os eixos temáticos disponibilizados pelo professor.

Abaixo algumas imagens das apresentações:













           O Professor Cido conseguiu a doação de três troféus para premiar os alunos, sendo as seguintes categorias:  Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Produção e Direção. Abaixo os alunos que foram premiados.





Melhor Atriz: Laura Garcia pelo Curta "Eu vou tentar", representada no momento da premiação por sua colega de cena.










Melhor Ator: Valter Junior pelo Curta "Sua escolha", representado no momento da premiação por seu irmão.





Melhor Produção/Direção: Caíque Oliveira pelo Curta "Eu vou tentar".














        Em breve os Curtas-Metragens produzidos pelos alunos serão postados no Youtube e no Blog da escola.

Parabéns ao Professor Cido pelo projeto e aos alunos pelas belíssimas produções.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Folclore


          Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.
          O Folclore é comemorado no dia 22 de Agosto, sendo que nesta data ocorreram apresentações no período Matutino e Noturno e no período Vespertino as apresentações ocorreram no dia 05 de Setembro. As turmas foram divididas por regiões e a partir desta divisão elaboraram apresentações culturais com trajes típicos, comidas e lendas presentes nas cinco regiões do Brasil.
          No período Vespertino as lendas e as danças foram a parte principal das apresentações, os alunos se esforçaram para interpretar as lendas do folclore nacional e o resultado das ações podem ser visualizadas através das imagens a baixo.